Por que a gente é tão viciado em memes?

Helena Toniolo | Crédito Freepik
Helena Toniolo | Crédito Freepik

Quando o assunto é meme, nós brasileiros damos aula. Futebol, entretenimento, música, política, não importa a área, tudo pode virar um meme e alcançar números astronômicos. Mas afinal, que Xou da Xuxa é esse?

Os memes são ferramentas da era digital. Além de captar muito usuários diariamente, eles também são elementos da cultura atual, sendo usados em contextos que vão desde o entretenimento até o marketing corporativo. No texto de hoje, vamos falar sobre esse fenômeno da internet.

O termo “meme” surgiu na década de 1970, por Richard Dawkins em seu livro O Gene Egoísta, para descrever como ideias e comportamentos se propagam culturalmente. Hoje, os memes se referem a imagens, vídeos, frases ou GIFs compartilhados nas redes sociais, geralmente acompanhados de humor e uma mensagem direta.

Os memes podem ser criados a partir de situações do cotidiano, cenas de filmes, entrevistas ou até mesmo de momentos históricos. Sua capacidade de resumir sentimentos complexos em poucos segundos é uma das razões para sua viralidade.

Separamos algumas pérolas dos últimos tempos:

Foto: Reprodução/Wikipedia

Este é um verdadeiro clássico da personagem Nazaré da novela Senhora do Destino presa em pensamentos complexos. Se você já não usou uma imagem/GIF, com certeza deve ter vindo essa imagem à mente em algum momento de confusão. 

Foto: Reprodução/Debate Carajas

O documentário da Globoplay, Pra Sempre Paquitas rendeu um destaque especial: uma menina totalmente indignada por causa de uma confusão na gravação especial do Xou da Xuxa.

Foto: Reprodução/Band Bahia

Revolta, gritaria, desmaios. Esse é o cenário do ambiente do vídeo dessa reportagem que foi ao ar em 2011 e rende até hoje.

Humor Universal: o humor é uma linguagem universal e memes conseguem quebrar barreiras culturais e linguísticas. Mesmo quem não fala o idioma original da mensagem muitas vezes entende o contexto graças à combinação de imagens e palavras.

Identificação pessoal: quem nunca viu um meme e pensou: “isso é tão eu!”? A capacidade dos memes de capturar situações cotidianas faz com que o público se veja refletido neles, gerando conexão emocional.

Facilidade para compartilhar: basta um clique para que um meme seja compartilhado com milhares de pessoas. Por causa dessa simplicidade, o meme se torna uma modalidade de troca nas conversas.

Adaptação: os memes tem uma ótima capacidade para se adaptar a diferentes contextos. Por exemplo, um meme criado durante um evento político pode ser reeditado e utilizado meses depois em um cenário completamente diferente.

Antenadas às tendências e preocupadas em se comunicar diretamente com o público, muitas marcas têm utilizado dos memes para engajar seus consumidores.

Netflix Brasil: um dos cases mais famosos. A Netflix dá uma verdadeira aula na sua comunicação. Eles utilizam memes em suas redes sociais para promover séries e filmes de maneira leve e divertida, conectando-se com o público jovem.

Habib’s: A rede de fast food é conhecida por incorporar memes em suas campanhas, como o famoso “Habibers”, que virou sinônimo de clientes da marca.

Magazine Luiza: A “Lu”, personagem virtual da marca, é frequentemente associada a tendências de memes, mantendo a empresa sempre atual e próxima do público.

Através de memes bem-feitos, as marcas têm maior probabilidade de serem compartilhadas, aumentando o seu alcance de forma orgânica. Sem falar que ao adotar um tom de humor, a comunicação fica muito mais amigável e simpática. 

Os memes têm vida curta. O que é popular hoje pode ser irrelevante amanhã. Por isso, esteja atento às redes sociais para identificar tendências.

Outro ponto é reconhecer que nem todo meme serve para você. Se você tem uma linguagem mais formal, talvez utilizar o humor não seja a melhor forma. E por último, não complique. Memes são simples e fáceis de entender. 

Se sua marca ou empresa ainda não está explorando o potencial dos memes, talvez seja hora de repensar sua estratégia. Afinal, estar presente no diálogo atual é essencial para se manter relevante.

Na B36 Marketing, ajudamos sua empresa a se destacar nas redes sociais com estratégias criativas e personalizadas. Entre em contato conosco hoje mesmo e eleve sua presença digital a outro nível!

Email Marketing

O Email Marketing morreu?

Nada disso! Apesar do crescimento das redes sociais e outras ferramentas de comunicação, o email continua sendo um canal

Leia mais