O que são gatilhos mentais?

Helena Toniolo | Crédito Freepik
Helena Toniolo | Crédito Freepik

Quantas vezes você se deparou com uma promoção cujo produto ou serviço tinha quantidade limitada? Ou que a oferta seria exclusiva para você?

Pois saiba que esse tipo de situação envolve gatilhos mentais. E são muito usadas em estratégias de marketing e vendas.

Os gatilhos mentais são estímulos que o nosso cérebro recebe e que ajudam a tomar decisões. Isso acontece porque nossa mente está constantemente buscando formas de economizar energia e tempo. Desde o momento em que a gente acorda, estamos tomando decisões. Seja a roupa que vamos usar, o que tomar no café da manhã, se vamos ou não na academia, e por aí vai.

Esse acúmulo de decisões pode levar a um cansaço. E para te poupar, o cérebro vai tomando decisões por conta própria. 

E aqui entram os gatilhos. Como eles são usados como técnicas de persuasão, eles têm o papel de influenciar e impulsionar a ação do público.

A aplicação de gatilhos mentais gera um impacto direto nas emoções e no comportamento do comprador. Isso aumenta a urgência, fortalece a conexão com a marca e melhora a percepção de valor do produto ou serviço. 

Existem diversos gatilhos, porém, vamos resumir os principais:

Escassez

A escassez ativa o medo de perder uma oportunidade. Quando algo está prestes a acabar, as pessoas tendem a valorizá-lo mais.

Exemplo: “Últimas unidades disponíveis! Não perca essa chance.”

Urgência

Muito parecido com a escassez, esse gatilho estimula a tomada de decisão rápida ao criar um prazo limitado para a oferta.

Exemplo: “Oferta relâmpago! Somente até meia-noite.”

Prova Social

As pessoas tendem a confiar em um produto ou serviço quando veem que outros também o aprovam.

Exemplo: “Mais de 5.000 clientes satisfeitos já compraram este produto!”

Autoridade

Quando um influenciador, médico ou alguém conhecido recomenda algo, a tendência é que as pessoas confiem mais na oferta.

Exemplo: “Recomendado por nutricionistas e dermatologistas.”

Reciprocidade

Ao oferecer algo de valor gratuitamente, cria-se um senso de obrigação na outra pessoa, incentivando-a a retribuir.

Exemplo: “Baixe nosso e-book grátis e aprenda receitas deliciosas sem sair da sua dieta.”

Compromisso 

As pessoas gostam de manter-se fiéis às decisões que tomaram anteriormente. Isso significa que se um consumidor der um pequeno passo, é mais provável que finalize a compra.

Exemplo: “Cadastre-se gratuitamente agora e aproveite os benefícios exclusivos!”

Novidade

Nosso cérebro é atraído por novidades, pois associa o novo a algo excitante e recompensador.

Exemplo: “Lançamento exclusivo! Seja um dos primeiros a experimentar.”

Afinidade

As pessoas preferem comprar de marcas com os quais se identificam.

Exemplo: “Sabemos como é desafiador empreender. Por isso, criamos esta solução sob medida para você!”

Storytelling

Contar histórias cria conexão emocional e faz com que os consumidores se envolvam mais com a marca.

Exemplo: “Nossa jornada começou em uma pequena garagem, com um sonho grande: transformar vidas.”

Exclusividade

O ser humano tem a necessidade de se sentir-se especial. Produtos e serviços exclusivos aumentam a percepção de valor.

Exemplo: “Esta edição limitada foi feita apenas para um seleto grupo.”

Agora que você conhece os principais gatilhos mentais, é importante saber como usá-los:

Entenda o perfil do seu público: esse é um ponto que sempre vamos frisar porque você precisa conhecer o seu público para saber qual gatilho vai impactar. Às vezes o seu público pode não dar muita importância se você fizer parceria com influenciador X, por exemplo, mas dará atenção caso seja uma coleção exclusiva. 

Use de forma autêntica: o uso excessivo pode parecer manipulador e afastar clientes. Ninguém quer ser abordado a todo tempo.

Combine diferentes gatilhos: misturar escassez com prova social, por exemplo, pode gerar ainda mais impacto.

Teste e otimize: sempre acompanhe os resultados e ajuste sua abordagem para verificar o que precisa ajustar.

Independente do gatilho da sua escolha, eles são ótimas ferramentas para influenciar decisões e aumentar suas vendas. Experimente e veja os resultados na prática! Com a aplicação correta, os gatilhos mentais podem transformar sua estratégia de vendas e engajamento.