Quantas vezes você se deparou com uma promoção cujo produto ou serviço tinha quantidade limitada? Ou que a oferta seria exclusiva para você?
Pois saiba que esse tipo de situação envolve gatilhos mentais. E são muito usadas em estratégias de marketing e vendas.
Os gatilhos mentais são estímulos que o nosso cérebro recebe e que ajudam a tomar decisões. Isso acontece porque nossa mente está constantemente buscando formas de economizar energia e tempo. Desde o momento em que a gente acorda, estamos tomando decisões. Seja a roupa que vamos usar, o que tomar no café da manhã, se vamos ou não na academia, e por aí vai.
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Esse acúmulo de decisões pode levar a um cansaço. E para te poupar, o cérebro vai tomando decisões por conta própria.
E aqui entram os gatilhos. Como eles são usados como técnicas de persuasão, eles têm o papel de influenciar e impulsionar a ação do público.
Por que gatilhos mentais ajudam a vender mais?
A aplicação de gatilhos mentais gera um impacto direto nas emoções e no comportamento do comprador. Isso aumenta a urgência, fortalece a conexão com a marca e melhora a percepção de valor do produto ou serviço.
Existem diversos gatilhos, porém, vamos resumir os principais:
Escassez
A escassez ativa o medo de perder uma oportunidade. Quando algo está prestes a acabar, as pessoas tendem a valorizá-lo mais.
Exemplo: “Últimas unidades disponíveis! Não perca essa chance.”
Urgência
Muito parecido com a escassez, esse gatilho estimula a tomada de decisão rápida ao criar um prazo limitado para a oferta.
Exemplo: “Oferta relâmpago! Somente até meia-noite.”
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Prova Social
As pessoas tendem a confiar em um produto ou serviço quando veem que outros também o aprovam.
Exemplo: “Mais de 5.000 clientes satisfeitos já compraram este produto!”
Autoridade
Quando um influenciador, médico ou alguém conhecido recomenda algo, a tendência é que as pessoas confiem mais na oferta.
Exemplo: “Recomendado por nutricionistas e dermatologistas.”
Reciprocidade
Ao oferecer algo de valor gratuitamente, cria-se um senso de obrigação na outra pessoa, incentivando-a a retribuir.
Exemplo: “Baixe nosso e-book grátis e aprenda receitas deliciosas sem sair da sua dieta.”
Compromisso
As pessoas gostam de manter-se fiéis às decisões que tomaram anteriormente. Isso significa que se um consumidor der um pequeno passo, é mais provável que finalize a compra.
Exemplo: “Cadastre-se gratuitamente agora e aproveite os benefícios exclusivos!”
Novidade
Nosso cérebro é atraído por novidades, pois associa o novo a algo excitante e recompensador.
Exemplo: “Lançamento exclusivo! Seja um dos primeiros a experimentar.”
Afinidade
As pessoas preferem comprar de marcas com os quais se identificam.
Exemplo: “Sabemos como é desafiador empreender. Por isso, criamos esta solução sob medida para você!”
Storytelling
Contar histórias cria conexão emocional e faz com que os consumidores se envolvam mais com a marca.
Exemplo: “Nossa jornada começou em uma pequena garagem, com um sonho grande: transformar vidas.”
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Exclusividade
O ser humano tem a necessidade de se sentir-se especial. Produtos e serviços exclusivos aumentam a percepção de valor.
Exemplo: “Esta edição limitada foi feita apenas para um seleto grupo.”
Como aplicar?
Agora que você conhece os principais gatilhos mentais, é importante saber como usá-los:
Entenda o perfil do seu público: esse é um ponto que sempre vamos frisar porque você precisa conhecer o seu público para saber qual gatilho vai impactar. Às vezes o seu público pode não dar muita importância se você fizer parceria com influenciador X, por exemplo, mas dará atenção caso seja uma coleção exclusiva.
Use de forma autêntica: o uso excessivo pode parecer manipulador e afastar clientes. Ninguém quer ser abordado a todo tempo.
Combine diferentes gatilhos: misturar escassez com prova social, por exemplo, pode gerar ainda mais impacto.
Teste e otimize: sempre acompanhe os resultados e ajuste sua abordagem para verificar o que precisa ajustar.
Independente do gatilho da sua escolha, eles são ótimas ferramentas para influenciar decisões e aumentar suas vendas. Experimente e veja os resultados na prática! Com a aplicação correta, os gatilhos mentais podem transformar sua estratégia de vendas e engajamento.