O poder da imagem

Helena Toniolo | Crédito Freepik
Helena Toniolo | Crédito Freepik

Utilizar imagem para se comunicar não é apenas uma questão estética, mas sim uma estratégia para capturar e reter a atenção do público. Com a saturação das informações, apostar no visual para atrair olhares, estimular emoções e reforçar lembranças é uma boa alternativa para se destacar e criar conexão com seus consumidores.

A famosa frase de Platão, “a alma nunca pensa sem uma imagem,” traz uma verdade: o ser humano é visual por natureza. Nosso cérebro processa imagens até 60 mil vezes mais rápido que um texto. Isso ocorre porque a região cerebral dedicada ao processamento de imagens é muito mais ativa do que a área voltada ao processamento de palavras. 

Estudos realizados por Dave Meier e Owen Caskey, na Texas Tech University, confirmam que o uso de imagens em ambientes de aprendizado técnico e científico resulta em um aumento médio de 12% na memorização imediata e de 26% na retenção de longo prazo. 

Esse poder das imagens também se aplica no marketing: quando usamos imagens bem planejadas, aumentamos a capacidade de nossos clientes não apenas de captar a mensagem, mas de se lembrar dela por mais tempo.

Existem diferentes estilos de aprendizagem, sendo elas visual, auditiva e cinestésica (aprende fazendo ou executando). Considerando a parcela de pessoas que processam informações com mais eficiência quando expostas a imagens, mostrar a elas conteúdos que combinam texto com imagens, gráficos ou infográficos, estaremos proporcionando uma experiência mais rica e facilitamos a compreensão e memorização da mensagem.

Para comunicar dados, por exemplo, gráficos e infográficos são recursos visualmente atrativos, isso porque evita que o leitor se sinta sobrecarregado com números e estatísticas, proporcionando uma visualização agradável e envolvente.

Quando você faz algo agradável, o seu cérebro libera dopamina, gerando uma sensação de bem-estar. Essa experiência positiva é memorizada pelo cérebro, que por sua vez, incentiva a repetição de comportamentos ou atividades prazerosas. Fotos de pets fofinhas, por exemplo. Muitas pessoas fixam sua atenção nelas. Isso porque pets são agradáveis e você busca por mais.

Para criar esse tipo de impacto, cada negócio pode explorar diferentes abordagens:

Restaurantes e cafeterias: imagens que capturam os detalhes dos alimentos, como o brilho de uma calda ou o vapor subindo de uma xícara de café. O público se sente quase capaz de saborear o que vê, aumentando o desejo de experimentar o produto.

Moda: composições de looks, mostrando como diferentes peças podem ser combinadas ou paleta de cores em alta.

Turismo: fotos de lugares, monumentos, trilhas e roteiros do que se fazer são ótimas chamadas para quem gosta de viajar.

A imagem tem poder, mas exige equilíbrio. O excesso de informações pode distrair e gerar mais confusão do que interesse. O segredo é saber dosar e manter a harmonia entre os elementos, assegurando que cada imagem ou gráfico sirva para simplificar e enriquecer a mensagem.

Outro ponto é a autenticidade: use imagens reais do produto ou serviço. O uso de imagens que não correspondem ao produto cria uma falsa expectativa e pode resultar em uma falta de confiança. A confiança é importante para gerar lealdade com o cliente.

Da mesma maneira que funciona para vídeos, o gancho para atrair o consumidor deve estar aparente. Uma imagem bem escolhida determina se a pessoa vai permanecer no conteúdo ou se vai sair da página. Lembre-se: estamos sendo bombardeados de informações o tempo inteiro. É preciso se destacar.

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