No jogo do marketing digital: você ganha ou perde?

Helena Toniolo | Crédito Freepik
Helena Toniolo | Crédito Freepik

Você já se perguntou se o que investe em marketing digital está realmente valendo a pena? Pois saiba que medir o retorno de suas campanhas não precisa ser complicado. 

Vamos simplificar o processo e mostrar como avaliar o ROI, o Retorno sobre o Investimento de forma prática.

O ROI, ou Retorno sobre o Investimento, é uma métrica fundamental para medir o desempenho de todas as campanhas feitas. Ele mostra quanto sua empresa ganhou em relação ao que foi investido. Em termos simples, a fórmula do ROI é:

Caso se deseje saber o percentual, basta multiplicar o resultado por cem.

Essa métrica ajuda a responder a pergunta que todo empreendedor faz: “Eu estou gastando ou investindo em marketing?”

Imagine que você tem um curso online e quer vender esse produto no Instagram. Você tem R$1.000,00 para investir em uma campanha de anúncios. A agência de marketing realiza a campanha e como resultado, a marca obteve R$10.000,00 em vendas. Nesse caso, houve um investimento ou um gasto desnecessário?

Vamos calcular o ROI nesse exemplo:

Receita gerada com a venda do curso: R$10.000,00

Custos e investimentos: R$1.000,00

ROI = (10.000 – 1.000) / 1.000
ROI = 9 

ou para saber o percentual

ROI = 9×100 = 900%

Isso significa que o investimento foi muito bem-sucedido! O retorno foi de 9x o valor investido, ou 900.

Defina objetivos claros: antes de qualquer campanha, estabeleça o que deseja alcançar: aumentar vendas, gerar leads, ou fortalecer sua marca. No exemplo anterior, o objetivo era vender.

Identifique seus custos: inclua todos os custos: anúncios, ferramentas, mão de obra e produção de conteúdo. Quanto mais detalhado for, mais preciso será o cálculo.

Rastreie o resultado: use ferramentas como Google Analytics, Pixel do Facebook e UTM para medir o desempenho das campanhas. 

Para descomplicar: Pixel é uma funcionalidade que permite analisar a performance de uma campanha em relação ao tráfego e às conversões realizadas e UTM é um link de rastreamento que permite saber onde foi publicado e qual o conteúdo e campanha veiculados.

Monitore métricas como conversões, tráfego e engajamento. Ou questione esses resultados para a agência de marketing responsável.

Calcule o ROI: insira os valores dos itens anteriores na fórmula e descubra o retorno. Isso ajuda a identificar o que funciona e onde ajustar. Não esqueça do objetivo. É importante lembrar do objetivo principal porque se você mudar de direcionamento enquanto a campanha estiver vigente, os dados não vão fechar depois.

Otimize as campanhas: reinvista no que está dando certo e ajuste estratégias que não atingiram as metas.

Ao entender o ROI, você toma decisões com base em dados, não em suposições. É muito comum que com a rotina do dia a dia essa análise de dados passe batido. Mas ao entender esse retorno, você cria um ciclo de melhoria, consegue enxergar onde investir mais e onde parar.

Se medir o ROI parece complexo, você não está sozinho. A B36 Marketing é especialista em transformar números em estratégias de crescimento. Deixe que a gente cuida do seu investimento enquanto você foca no crescimento do seu negócio.