Hoje aconteceu aqui em Porto Alegre o evento Maratona da Inovação de Seguros do qual nós da B36 Marketing participamos. Dentre os insights trazidos na sequência de palestras veio um que chamou muita atenção: o improvável versus o impossível.
Esse conceito de “improvável x impossível” trouxe uma grande reflexão. Enquanto o impossível é algo fora de qualquer perspectiva de concretização, o improvável está no limiar do risco calculado, onde o medo muitas vezes bloqueia a ação.
Quantas vezes você pensou em fazer algo, mas não deu continuidade por medo dos riscos? Vamos abordar nesta leitura como superar barreiras e transformar o improvável em cases de sucesso pode ser o segredo para impulsionar o seu negócio.
Quando o improvável deu certo
A seguir listamos algumas marcas que nos mostram que com criatividade e estratégia, o improvável pode se tornar a chave do sucesso.
“Share a Coke” da Coca-Cola
A campanha Share a Coke surgiu em 2011 após um dado estatístico que revelou que 50% dos jovens australianos não consumiram o refrigerante. A Coca-Cola então, resolveu substituir o nome da marca nos rótulos por nomes de consumidores.
Crédito da foto: Coca Cola
Inicialmente na Australia, posteriormente a campanha tornou-se um sucesso global, com pessoas procurando produtos personalizados e compartilhando nas redes sociais. O que parecia improvável gerou aumento de vendas e engajamento direto.
Campanha “Real Beauty da Dove
Lançada pela primeira vez em 2004 e quebrando o tabu de um mercado dominado por padrões de beleza altíssimo, apostar na celebração da diversidade de corpos parecia impossíve. No entanto, a campanha “Real Beauty” mudou a narrativa, transformando a Dove em uma marca de referência em autenticidade e empatia.
Crédito da foto: Dove
Elon Musk: SpaceX e Tesla
Foguete não dá ré. Antes, isso parecia impossível, hoje, sabemos que era apenas improvável. Em outubro de 2024 o foguete Starship da SpaceX realizou a manobra em momento histórico. Mas superar desafios faz parte do DNA de Elon Musk.
Crédito da foto: Exame
Se antes carros elétricos eram vistos como inviáveis comercialmente, hoje, ao unir tecnologia, design e marketing visionário, se tornou líder em inovação e sustentabilidade.
Netflix e o pioneirismo no streaming
Se você é da época do dvd, quando você imaginou que eles entrariam em “extinção”? A Netflix foi uma empresa totalmente pioneira e visionária em um mundo que não era acostumado a ter o filme que quisesse basicamente na palma da mão.
Crédito da foto: UOL Economia
Com uma abordagem centrada no cliente e marketing criativo, a Netflix não só superou as barreiras como definiu novos padrões para o mercado de entretenimento.
Como transformar o improvável em realidade
Transformar ideias improváveis em ações bem-sucedidas exige planejamento, análise de riscos e execução eficiente. Aqui estão algumas dicas práticas para aplicar em sua empresa:
Acredite no potencial das suas ideias: um brainstorming é uma ótima opção para trabalhar e discutir ideias.
Teste primeiro: antes de lançar algo grande, valide sua ideia em um público restrito. Isso reduz riscos e permite ajustes.
Use dados para tomar decisões: decisões baseadas em dados ajudam a identificar tendências e minimizar riscos.
Se você também tem uma ideia improvável e precisa de ajuda para transformá-la em um grande case de sucesso, entre em contato com a B36 Marketing. Vamos impulsionar o seu negócio e levar sua marca ao próximo nível!