A Black Friday, uma das datas mais aguardadas do ano, não é apenas uma oportunidade para os consumidores fazerem grandes compras, mas também para os negócios aumentarem suas vendas. Se você ainda não está se preparando para aproveitar esse evento, saiba que pode estar deixando de lado uma grande oportunidade.
A origem da Black Friday
A Black Friday tem sua origem nos Estados Unidos e ocorre na última sexta-feira de novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças. Muitas são as histórias ao redor da origem da data. Na década de 60, Black Friday era o termo usado pelos policiais da Filadélfia porque o trânsito era caótico em virtude das pessoas se dirigirem ao centro da cidade para fazer compras após o feriado.
A partir da década de 80, o termo passou a ter o significado que conhecemos hoje: é o dia mais esperado tanto pelos varejistas, que podem lucrar e reverter períodos de baixa no ano, quanto pelos compradores, que podem adquirir muitos objetos com valores abaixo do normal.
No Brasil, a Black Friday se tornou um evento essencial, especialmente para consumidores que buscam realizar desejos ou adquirir produtos ou serviços com valores abaixo do normal.
Segundo uma pesquisa do Google, 62% dos consumidores já têm a intenção de comprar na data, com uma busca crescente por novidades e diferenciais nas ofertas. Para sua empresa, isso é um sinal claro: é hora de se destacar!
O erro de muitas marcas
Muitas lojas erram ao não investir em ações para a Black Friday, acreditando que a data não trará grandes retornos.
E esse tipo de erro pode ser facilmente evitado com planejamento. Não se deixar levar pela ideia de que “Black Friday é só para grandes empresas” ou “não vale a pena entrar em uma promoção”. A data é uma chance de ouro para todos os negócios, independentemente do tamanho.
Estratégias de marketing para a Black Friday
Planeje antes: a Black Friday não se resume apenas à última sexta-feira de novembro. Existe o período de pré-Black Friday e pós-Black Friday. Por isso, comece a divulgar suas ofertas e vantagens antes e foque em ações criativas e anúncios impactantes.
Redes Sociais: as redes sociais são a ferramenta perfeita para atrair atenção. No Instagram, Facebook, e outras plataformas, vale investir em imagens e vídeos chamativos, além de mensagens curtas e persuasivas que criem um senso de urgência. Você pode promover, por exemplo, alguma oferta exclusiva para seguidores.
Email marketing: se você ainda não tem uma base de dados, está na hora de começar a construir uma. O email marketing é uma forma de se conectar diretamente com seu público-alvo. Com o email você pode usar gatilhos de urgência e escassez, como “oferta exclusiva por tempo limitado” para motivar a ação imediata do cliente.
Otimização do site e SEO (Search Engine Optimization): de nada adianta criar as melhores ofertas se os clientes não conseguem encontrá-las. Você se lembra do objetivo do SEO? Ele melhora o posicionamento de um site nos mecanismos de busca e garante que sua marca apareça nas buscas do Google. Não deixe para otimizar o site na última hora, faça isso com antecedência e garanta que ele esteja com boa navegabilidade e velocidade.
Tráfego pago: se o seu orçamento permitir, investir em tráfego pago pode ser uma excelente forma de aumentar o alcance da sua marca. Utilize os anúncios pagos nas redes sociais para alcançar potenciais compradores, aquecer leads (possíveis interessados) e impulsionar a promoção.
O comportamento do consumidor
Ainda segundo pesquisa do Google, 72% dos consumidores acreditam que a Black Friday é o momento ideal para que as empresas mostrem seus diferenciais além do preço. Ou seja, eles esperam mais do que descontos simples. Ofereça algo exclusivo, como combos, pacotes ou condições diferenciadas de pagamento.
Além disso, 65% dos consumidores consideram que as ofertas de Black Friday são sempre as mesmas e não esperam mais inovações. Portanto, surpreenda com ofertas criativas e produtos novos.
A Black Friday não é apenas um evento de vendas, é uma excelente oportunidade para transformar sua marca e aumentar a visibilidade do seu negócio. Não deixe para se planejar na última hora.
E se você precisa de ajuda para criar estratégias, a B36 Marketing está aqui para ajudar!