Como marcas podem inspirar em meio à crise de atenção

Texto: Helena Toniolo | Foto Freepik
Texto: Helena Toniolo | Foto Freepik

Vivemos em tempos líquidos. O que antes parecia sólido e permanente, hoje é marcado pela incerteza, fluidez e volatilidade. A velocidade com que as coisas evoluem, tanto no mundo digital quanto no cotidiano, traz consigo uma sensação de desorientação e paralisia emocional.

Esse cenário de instabilidade, onde parece que andamos sobre “areias movediças”, afeta diretamente nossa atenção e nossa capacidade de assimilar informações. Como consequência, temos a crise de atenção como uma realidade. E o desafio para marcas e empresas é capturar o foco do consumidor em um contexto onde a atenção é cada vez mais curta e valiosa.

Em 2019, um estudo apontou que, no longo prazo, choque e surpresa são as emoções mais eficazes para destacar uma marca. Por que isso acontece? Em tempos de crise de atenção, o choque serve como uma espécie de despertar, uma sacudida que faz as pessoas saírem do automático e focarem em algo que realmente capte seu interesse. Esse é um ponto essencial: além de atrair o público, o choque cria uma lembrança duradoura, ajudando as marcas a se destacarem da concorrência de maneira marcante e única.

Vejamos como exemplo o comercial abaixo:

Esse comercial produzido pela Agência de Transporte da Nova Zelândia mostra dois carros se envolvendo em um acidente de trânsito. Um comete um erro acidental, ao avançar em um curto espaço de tempo e o outro comete um erro proposital, ao trafegar com velocidade acima. Momentos antes da colisão, o tempo “para”, porém, é tarde demais para todos.

Esse choque, com destaque em especial para a criança no banco traseiro, traz a reflexão sobre a importância do cinto de segurança, que muitas vezes é negligenciada pelos motoristas.

Com o mundo enfrentando múltiplas crises ao mesmo tempo, a chamada policrise, não basta mais olhar apenas para métricas tradicionais. As marcas precisam adaptar-se para sobreviver e prosperar. Hoje, KPIs não são apenas sobre retorno financeiro. A capacidade de responder rapidamente às necessidades emocionais e sociais do público tornou-se um diferencial fundamental. Os consumidores de hoje buscam mais do que produtos ou serviços; eles querem que as marcas se alinhem aos seus valores e ofereçam momentos de felicidade e leveza.

Engajar o público não significa apenas elaborar campanhas complexas e de alto custo. Muitas vezes, pequenos gestos podem fazer a diferença. Desde um e-mail de confirmação de pedido com uma mensagem divertida, um bilhete escrito à mão até um mimo personalizado, são os detalhes que encantam o cliente e criam uma conexão emocional. A criatividade, quando aplicada de maneira leve e autêntica, tem o poder de criar um sentimento de alegria e pertencimento.

E aqui vale a pena lembrar: seja autêntico e fiel à personalidade da sua marca. A autenticidade é a chave para que as mensagens ressoem de forma genuína. 

À medida que navegamos pela era da crise de atenção, o desafio para as marcas é claro: precisamos aprender a quebrar a barreira da superficialidade e criar experiências que engajem, surpreendam e elevem o consumidor. Cada ponto de contato é uma oportunidade para inspirar e gerar alegria em um mundo cada vez mais rápido e estressante. 

Na B36 Marketing, cada detalhe é pensado para criar conexões que realmente importam. Vamos transformar cada ponto de contato em uma experiência única e autêntica?

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