A arte de contar histórias

Texto: Helena Toniolo | Foto: Freepik
Texto: Helena Toniolo | Foto: Freepik

A experiência humana é construída por histórias. Vivemos de narrativas do passado, transmitidas de geração em geração, moldada por expectativas, valores e interesses das pessoas que as contam. Elas são responsáveis por nossa cultura e influenciam o futuro.

No marketing não é diferente. Chamamos essa ação de contar uma história, com conexões profundas e emocionais de storytelling. 

Vamos explorar os tipos de storytelling e porque você deveria usá-lo agora mesmo em sua estratégia de marketing.

Contar histórias é uma habilidade dos seres humanos. Desde crianças ouvimos e contamos histórias. No marketing, storytelling é a prática de criar narrativas para seu público, provocando uma reação emocional que cria memórias duradouras. A emoção comanda a atenção, que por sua vez afeta a memória. 

Não existe uma única forma de contar histórias. Cada abordagem tem um objetivo específico e se conecta a diferentes tipos de público. Christopher Booker, jornalista inglês, diz que há 07 tipos de histórias em seu livro The seven basic plots, que são:

Um menino órfão deixado aos cuidados dos tios que não lhe dão amor. Uma infância inteira baseada em ajudar a cuidar da casa, ser escorraçado e ainda ver todas as atenções serem dadas ao primo. Aos onze anos a esperança surge e toda sua vida tem uma reviravolta. Porém, os desafios que o acompanham desde criança vão crescendo com a descoberta de um mal maior que só ele pode enfrentar e caso falhe, o seu mundo corre riscos. 

Nesta jornada, Harry Potter passa por profundas transformações para se tornar o grande heroi salvador.  

Uma menina que tem sua vida virada de cabeça para baixo após a morte do pai, vive na pobreza, com dificuldades e ainda é maltratada pela madrasta e pelas meia irmãs. Quem não conhece a história de redenção da Cinderela, não é mesmo?

Uma grande escuridão se espalha pela Terra Média. E alguém precisa colocar um ponto final a essa ameaça. Em uma reunião com representantes de todas as raças, busca-se uma solução. Por fim, é decidido que uma comitiva partirá rumo a Mordor para destruir o anel e dar fim ao inimigo dos povos. Ao longo da história, Frodo passa por diversas dificuldades, evolui e atinge seu objetivo principal.

Uma menina que tem sua casa levada por um tornado até um lugar fantasioso chamado Oz. Nessa cidade, ela vive muitas aventuras tentando encontrar o mágico de Oz que a ajudará a retornar para casa. Dorothy ainda encontra muitos amigos pelo caminho que também buscam ajuda com o poderoso mago. E obviamente, encontra também uma vilã, que quer impedir os seus planos de retorno. 

Bridget Jones é uma mulher acima dos 30 anos e decide escrever um diário como forma de tomar o controle da própria vida. Ela aborda inseguranças que muitas mulheres têm: vida amorosa conturbada, pressões sociais, busca da realização pessoal, preocupação com peso…

Esse clássico de William Shakespeare retrata o amor proibido de dois jovens. Por serem impedidos de ficar juntos devido à rivalidade entre as suas famílias, acabam se suicidando. 

Gru é um vilão malvado que pretende roubar a Lua com a ajuda dos Minions. Porém, passa por uma transformação ao adotar três meninas e começar a entender o sentido de família. O personagem mostra bem a ambiguidade dos sentimentos humanos e mostra que independente de passado ou ações de momento, sempre há espaço para a mudança e para o amor.

Conheça sua audiência: Entenda os sonhos, medos e aspirações do seu público. Isso permitirá criar histórias que falam diretamente com eles.

Seja autêntico: Histórias reais, com personagens e conflitos genuínos, têm um impacto muito maior do que narrativas fabricadas. O espaço digital está cheio de pessoas que mentem e isso está cada vez mais em evidência. Seja verdadeiro.

Use múltiplos formatos: Vídeos, textos, imagens ou até mesmo experiências interativas podem ser usados para contar histórias que se adaptam a diferentes canais.

O storytelling não é apenas uma tendência, ele sempre existiu. E se feito da maneira certa, sua marca pode criar impacto em meio a um mercado cada vez mais saturado de informações. 

Conecte-se com a B36 Marketing e descubra como podemos criar narrativas poderosas que encantam.