Além do logo: como criar uma marca que atrai e conquista clientes

Helena Toniolo | Crédito Freepik
Helena Toniolo | Crédito Freepik

Pense na sua marca favorita. O que a faz especial? Talvez seja a sensação de confiança, o jeito como você a vê refletida em suas preferências, ou até a lembrança de uma boa experiência que teve com ela.

Tudo isso é o poder do branding, uma estratégia que vai muito além do logo e do nome da empresa: ela cria uma identidade única que faz as pessoas se conectarem emocionalmente. Entenda em 03 passos como é possível construir uma marca sólida que vai transformar seu negócio em uma referência.

A primeira etapa no branding é clara: entender o que sua marca representa e qual seu propósito. É importante ir além dos produtos ou serviços oferecidos; você precisa capturar a essência da marca, aquilo que ela deseja transmitir ao mundo.

Esse propósito, bem definido, será a base que guiará todas as suas decisões de branding, como a escolha de materiais, o estilo das roupas e até o tom de voz da marca nas redes sociais. Quando o público se conecta emocionalmente com o seu propósito, ele tende a se tornar não apenas cliente, mas alguém que acredita e se identifica com os valores que você representa.

Aqui podemos citar a marca esportiva Patagônia. Desde seu início a marca se preocupa com a causa ambiental e não mede esforços para tal: mudança na matéria-prima por soluções sustentáveis, utilização de algodão orgânico, criação de uma tecnologia que permite o revestimento de jaquetas a partir de garrafas descartáveis, site para vender peças usadas, entre outras tantas ações. 

A marca é tão engajada que em 1993 criou uma iniciativa que permitia que cada funcionário pudesse se licenciar, por até dois meses, com pagamento integral de salário e benefícios, para se voluntariar em uma ONG ambiental de sua preferência.

Trazendo agora um exemplo de marca que acabou incluindo outro viés e está tentando retomar seu DNA é a Nike. A marca sempre teve como foco a competitividade, porém, nos últimos anos adotou um tom menos combativo e mais inclusivo. O resultado disso foi um período de declínio. 

Com a campanha “Winning isn’t for everyone” (vencer não é para todos), a Nike retoma sua comunicação em uma tentativa de se reconectar com seus consumidores mais tradicionais.

A identidade visual é a primeira coisa que as pessoas notam na sua marca, e ela é essencial para criar uma conexão instantânea e uma lembrança duradoura. Mas atenção: o branding vai além da logo e das cores! Sua marca também precisa de uma identidade verbal, um tom de voz que transmita seu propósito e que seja coerente com quem você é.

Escolha cores, fontes e estilos que reflitam a essência que você definiu. Se sua marca é descontraída e jovem, opte por cores vibrantes e uma comunicação leve e bem-humorada. Agora, se você quer transmitir uma imagem mais sofisticada e profissional, tons neutros e um tom de voz mais formal podem ser mais eficazes.

Um exemplo muito famoso é o da rede de cafeterias americana Starbucks. É muito difícil não conectar com os icônicos copos de café que levam seu nome, não é verdade?

Tudo na Starbucks é pensado em como fidelizar o cliente, seja através do copo, na interação com os atendentes, no ambiente que é planejado para ser um refúgio no meio do dia a dia, nas ações sazonais. Tudo leva à criação de lembranças afetivas.

Branding não é um projeto com data de início e fim. É um trabalho contínuo. Depois de definir sua essência e criar uma identidade visual e verbal, o próximo passo é fortalecer seu relacionamento com os clientes.

Use as redes sociais para interagir com seu público, respondendo a comentários, compartilhando depoimentos e criando conteúdo relevante e atrativo.

Uma empresa que faz marketing de relacionamento muito bem é a Netflix. Através da rede social X ela dá uma aula em como se comunicar e render muita interação, seja com assuntos em alta ou desejos dos clientes.

Construir uma marca memorável e atrativa é um trabalho em que cada detalhe conta. Esses três passos podem ajudar sua empresa a dar os primeiros passos rumo a um branding sólido, mas sabemos que o caminho pode ter desafios.

Na B36 Marketing, queremos ajudar você a fortalecer sua identidade, criar uma conexão emocional com o cliente e alcançar novos níveis de sucesso no mercado. Está pronto para construir uma marca que será lembrada? Fale com a B36 Marketing e descubra como podemos, juntos, criar algo incrível.

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