Sabe quando você visita um site, pesquisa por uma roupa ou algum item para sua casa e depois começa a ver anúncios desse produto em todos os lugares? Isso é o remarketing. Com essa estratégia um negócio se mantém presente na mente do cliente, reforçando o interesse e aumentando as chances de conversão.
A ideia por trás do remarketing é simples: a maioria das pessoas não finaliza uma compra na primeira visita. Distrações, dúvidas, desejo de comparar preço ou falta de tempo mesmo podem fazer com que o cliente saia do site sem concluir a compra. Como alternativa, o remarketing mostra lembretes enquanto ele navega por outros sites, redes sociais e aplicativos. É como um lembrete a todo momento informando “estou aqui tá?”
Por que o remarketing é importante?
Estudos indicam que a repetição ajuda na lembrança de uma marca. Ao aparecer constantemente para o seu potencial cliente, você cria familiaridade e confiança, o que ajuda a motivar uma decisão de compra. Além disso, o remarketing segmenta os anúncios de forma precisa, atingindo aqueles que já demonstraram interesse pelos seus produtos ou serviços.
Ou seja, você vende roupas e uma cliente demonstra interesse em uma blusa, por exemplo. Mesmo demonstrando interesse, ela não compra. Sabendo o produto, essa mesma cliente pode receber anúncios dessa blusa, reforçando os benefícios e incentivando a finalização da compra. Essa estratégia maximiza o retorno sobre o investimento, já que você direciona os anúncios para quem realmente tem interesse no que você oferece.
Outro ponto importante é a versatilidade do remarketing. Ele pode ser aplicado em diferentes plataformas, como Google Ads, Facebook Ads e até mesmo em e-mails personalizados. É possível criar também campanhas específicas para diferentes estágios do funil de vendas, desde o primeiro contato até o fechamento.
Exemplos de remarketing
A Amazon é um exemplo de empresa que utiliza bem o remarketing. Ao pesquisar um produto no site, você passa a receber lembretes constantes sobre aquele item, às vezes até com promoções exclusivas. Isso aumenta a sensação de urgência e mantém o desejo de compra. Além disso, quando você navega pelo site ele vai te dando opções de produtos relacionados ao que você pesquisou.

Outro exemplo é o setor de turismo. Ao buscar passagens aéreas ou reservas de hotéis, você é impactado por anúncios sobre aquelas opções em diversos sites que navega. Um dia você pesquisa sobre a Itália, horas depois você é tomado por roteiros e preços imperdíveis.
Mantenha seu negócio presente
Não basta apenas ser visto uma vez, é preciso marcar presença de forma constante. Com campanhas bem estruturadas, segmentação precisa e anúncios otimizados, você transforma visitantes em clientes fiéis.
Se o seu negócio quer se destacar em meio à concorrência e manter sua marca viva na mente do cliente, o remarketing é o caminho.